sábado, 5 de junho de 2010

Aguinaldo Silva by Moacir Jardim ( 4 )


"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. „
João 1:1-3.

KYRIE
A pessoa a quem mais amei na minha vida foi minha avó,
As melhores lembrancas que tenho da minha infância foi junto a ela, sentado na varanda e ouvindo a cantar ou tocar piano, ou me contando histórias, ela tinha um sorriso frouxo e era uma mulher incrivel, Dona Milô, costureira e professora de piano, toda a cidade a conhecia.
Quem tivesse a oportunidade de conversar uns minutinhos sequer com ela, sairia daquele diálogo com a idéia que Dona Milô nasceu em algum berco de ouro e vinha de alguma destas aristocracias européias.
Mas nem sempre foi assim, a vida reservou lhe um destino diferente daquele que tanto seus pais-meus bisavós- quanto ela desejava.
Recém casada, viu se obrigada a sair da sua terra natal para fugir para uma terra estrangeira, até entäo desconhecida, ela era uma jovem quando aportou em Santos, ao lado do meu avô,que nem eu e nem nenhum dos meus irmäos o conheceu, ele de täo desgostoso da vida e por ter visto com seus próprios olhos seus familiares, companheiros, colegas de trabalho e amigos morrerem por serem judeus,virou um depressivo e por causa do episódio nunca se recuperou.
Minha avó foi a luta, mesmo sem falar a lingua, foi vendedora, professora de piano,(alugava um) e só foi ter dinheiro para comprar o seu mais de 20 anos depois de ter ficando os pés na terra de Pindorama-também costurava para fora e assim consequia sustento da casa.
Meu avô preso a sua tristeza e a sua própria dor partiu abandonando -a, mas näo sem antes deixar sua semente para a posteridade, foi assim que nasceu meu pai: MOACIR-da lingua indigena: O QUE FAZ SOFRER-o nome foi retirado do romance de José de Alencar como depois eu soube,.
Com um unico filho para criar e viúva, minha avó viveu assim, sem nunca reclamar da vida e dos seus sonhos, apenas trabalhando e sendo feliz…nunca voltou a europa e nunca me incentivou a fazer o mesmo….
A vida lhe reservou 10 netos e dezenas de bisnetos & tataranetos e hoje a família é imensa.
Ano passado quando nos reunimos para os 80 anos do meu pai, fiquei pensando em como eu sou grato a minha avó e a seu exemplo: virei Moacir-apesar de ser o 8° neto por que ela assim o determinou e confesso aqui que a principio näo gostava do meu nome, mais depois, ele virou algo de honra que carrego com prazer.
4 anos atrás quando ela se foi, tive um sonho, em que ela chegava e me abracava, eu tocava seus cabelos brancos, leves e täo macios como algodäo e queria adormecer de no em seu colo.
Foi meu irmäo quem me disse que ela havia partido e na ocasiäo muitos comentavam como o seu semblante era leve e descansado, eu sou grato a minha avó, mas eu nunca a disse que
EU A AMAVA!

BENEDICTUS
Foi pensando nela que eu determinei para mim mesmo: que as pessoas que me säo caras, especiais e a quem eu tenho prazer de conviver-näo partiriam desta vida sem antes saber o quanto lhe sou GRATO.
Já o fiz por exemplo com a minha mäe e agora faco com você meu amigo Aguinaldo.
Por isto nasceu o blog PATCHWORK DO AGUINALDO…
Da imensa dívida que eu sinto que tenho contigo, uma dívida social, uma divida de agradecimento mas também o prazer de oferecer um pouco de reconhecimento nosso, as rosas do seu jardim, um pouco a quem tanto fez e faz por outros.
Quando o blog nasceu, pensei comigo que realmente seria um presente especial, mas foi ai que me enganei,quando comecei a ler o texto dos meus amigos e confrades, me senti täo pequeno quanto uma formiga ao lado de um imenso Tiranossauro Rex.
Ler testemunhos de vidas que foram em algum momento tocadas pela existência do Blogäo, de seus livros, de suas novelas, de suas histórias- enfim, pela sua existência e como pela sua forma peculiar em algum momento ofereceu mais do que fôlego ou simplesmente estava ali para ajudar aliviar de alguma forma o fardo, a cruz e o getsêmani da vida, me deixa emocionado. Saber da existência deste Óasis!
Ler uma mäe que encontra em você alento, mesmo depois de ter perdido a guarda dos filhos, uma jornalista em procura de si mesmo e encontrar na masterclass e na sua novela, a esperanca-o que dizer de um sopro através de um e-mail a um coracäo amargurado de um escritor e potêncial roteirista a beira de abandonar seu Sonho de vida, ler que você representa uma relacäo de pai e filho com um homem que procura esta figura paterna num mundo täo conturbado como a internet, saber da existência de uma atriz em busca de um palco, de uma câmara.
E eu? Näo meu amigo, näo sou nada em comparacäo aos meus amigos ai de cima, foi pensando neles que ofereco aqui, o meu MELHOR!

AGNUS DEI
Levantei me hoje com a vontade de ser leve, fui alertada por Helena Marujo e Luis Miguel Neto que dizem ser o stress o resultado da tentativa, de tentar, colocar um leäo dentro da garrafa, fiquei na dúvida, tenho tentado colocá lo na garrafa de cerveja alemä ou naquela pequenina de Whisk?
Seria mais fácil a primeira opcäo já que a encontro as dúzias…..
A segunda opcäo é mais improvável já que säo mais raras…mas nem tanto.
Na verdade tento, e näo consigo, carregar esse esforco sozinho, as vezes busco uma palavra, uma muleta, nas pessoas que näo tem nada para oferecer a näo seus ombros.

CREDO
Como os seres humanos atualmente säo mesquinhos, acredito que muitas dessas pessoas säo aquelas que o grande poeta português diz:
“…Todos os meus conhecidos säo príncipes,…nunca levaram porrada, nunca sofreram enxovalho….säo princesas…
E eu diria…säo..”Sinhás, Donas”; sem escravos….sem poder, cheias de seu próprio ar fétido.
Poucos levantam como a voz que grita no deserto, Novos Säo Joäo Batistas, modernos Säo Franciscos?
Ainda existem santos? Como eles säo? Onde estäo?
E o que fazem?


SANCTUS
Procuro no mapa onde fica „Luar do Sertäo“, porque ali quero juntar minhas tralhas e me mandar para lá…
Onde andaria com pose de “mocinho” de filme Americano, já que estaria pisando no luar, no luar do chäo….
E para onde a pássargada leva a gente…

GLORIA
Bem meu amigo, por enquanto estou aqui!
Obrigado pelos presentes diários ofertados a tanta gente…
Um dia depois estarei nas estrelas, mas sempre te vendo, com muito afeto

PARABÉNS!
FELIZ ANIVERSÁRIO
A você toda Gloria!
A você o Obrigado pelo esforco de lever esperanca a tanta gente

Bjos do
Moá!