domingo, 23 de maio de 2010

Aguinaldo Silva by Cláudia Barreiro


A primeira novela que eu me lembro de ter vivido intensamente foi “Fera Ferida”. A primeira novela em que me “apaixonei” pelo protagonista…. ai os homens misteriosos… A primeira novela em muito tempo em que me lembro de não achas a protagonista uma mocinha chata e a primeira novela em que dava por mim a inventar uma personagem que não existia mas que me permitia entrar na novela e interagir com aquelas pessoas que já faziam parte do meu mundo.
Muitas novelas passadas, a história de Maria do Carmo e seus filhos, apanhou-me a voltar para Portugal, numa altura em que tinha descoberto o quanto a família e todos aqueles que nos querem bem nos fazem tanta falta… são as baterias para funcionarmos bem. Aquela mulher, aquela família, com valores familiares tão profundos… parecia ter sido feita especialmente para mim naquele momento.
O gostar tanto da novela levou-me a pesquisar sobre o autor, aqui (ou melhor lá) em Portugal o autor de uma novela não tem tanto destaque como no Brasil. É natural as pessoas só darem o devido valor ao nome de Aguinaldo, quando nomearmos duas ou três das suas novelas. Mas assim foi que eu dei com o blog  ainda na versão antiga e descobri algo que não tinha a mais pequena noção:
TODAS as novelas que eu nomeava como as que mais me tinham apaixonado… todinhas… eram de nada mais nem menos que… AGUINALDO SILVA.
Aguinaldo conta as histórias de uma maneira que tocam em todos os valores que realmente importam. Cria personagens que nos apaixonam e que nos fazem chorar, rir, temer, sofrer, odiar e que no final sempre nos deixam saudade.
Quero agradecer-lhe por essas prendas que nos continua a dar e pela quais ficamos sempre ansiosos que venham mais.
Mas tudo isto não é nada, NADA, perante a pessoa que Aguinaldo é. Vários de nós já tivemos a honra de partilhar momentos com ele, e eu já tive essa honra duas vezes. Quando chegamos, conhecemos A Pessoa que admiramos e passados minutos já estamos totalmente à vontade com ela… o que é que isso diz!? A mim pelo menos diz-me muito.
Quando voltar a Portugal, dia 19 de Junho, não vou perder oportunidades que surgem para novamente partilhar momentos consigo porque o Aguinaldo quer seja nas novelas, nos livros, nos jornais, no blog e principalmente pessoalmente…
… faz sempre o meu coração sorrir.
Cláudia Barreiro