sábado, 22 de maio de 2010

Aguinaldo Silva by Lucas Nobre




"Desde pequeno eu ouvia falar nele lá na minha distante São Borja (RS). Vamos ser sinceros? Creio que o mais correto seria dos 'filhos' dele. Alguns legítimos como Murilo Pontes e Maria do Carmo. Outros adotados que nem Tieta, Perpétua e Flamel.

Ah, teve também os rebentos que ele dividiu a criação em total harmonia com os outros genitores como Maria de Fátima e Solange Duprat. E até o momento quando disseram para ele 'toma que o filho é meu, mas você é quem vai educar!' não impediu que personagens como Porcina, Sinhozinho Malta e Roque Santeiro deixassem de estar no imaginário popular. Inclusive, na memória de indivíduos que, assim como eu, fazem parte da geração que não acompanhou a novela de maior sucesso de todos os tempos.

É, tem vezes que um bom padrasto vale mais que um pai que preferiu ficar ausente! (momento 'verdade seja dita, por mais que doa!').

Por 25 anos, em diferentes intensidades, interagi com seus 'herdeiros'. Há pouco mais de 13 meses, aconteceu o ponto de virada da minha vida: passei a me comunicar diretamente com o senhor de todos os destinos daqueles personagens que visitavam frequentemente minha casa. Conheci o Blogão. Entrei pra confraria.

É claro, seu Zé Ruelas, que estou falando em Aguinaldo Silva! Quem teria um blog tão movimentado que nem as novelas dele?

É bom dizer que foi neste espaço que esse senhor dos cabelos prateados se mostrou mais humano do que nunca. Até mesmo diante de quem não conhecia.

Ria. Chorava.

Vibrava. Sofria.

Divagava. Objetivava.

Dava carinho. Dava esporro.

Bebia água. Degustava um vinho.

Reclamava de dor nos ombros e logo em seguida, postava fotos de um moleque pimpão de Carpina saracoteando por elegantes ruas européias.

Mas a maior de todas as qualidades surpreendeu muitos: sua generosidade!

Digo isso porque qualquer um no lugar dele sentiria que já fez tudo o que tinha que fazer e optaria por aproveitar a vida depois de tanto trabalho.

Mas não, sua mente ainda ferve e mostra que o tempo de larga experiência só vem a favor para agregar coisas novas. Prova disso foi a revolucionária Master Class que em duas edições mostrou pela primeira vez um verdadeiro MESTRE.

Confesso que até pouco tempo, eu achava um grande exagero alguns confrades teclando 'mestre' para cá, 'mestre' para lá... Mas hoje eu dou razão a esses colegas depois de passar três semanas no Rio de Janeiro (cidade que estou me despedindo neste momento enquanto digito este texto no celular detro da rodoviária) aprendendo no Leva-e-Traz da Master Class 2.

Imagine aquele professor que você considere o maior MESTRE da sua vida . Lembrou? Vem cá, não teve a sensação de que ele nem sempre te ensinava tudo, até mesmo pelo temor do aprendiz superá-lo? Olha, creio que um MESTRE que ensine tudo é impossível.

Mas o Aguinaldo Silva chegou o mais próximo disso por um simples motivo: ele além de não esconder nada, também mostra o caminho das pedras. Ele tem a humildade de dizer o que sabe, o que não sabe e afirmar diante de todos seu estado de constante aprendizado.

E é por isso que não penso duas vezes antes de dizer que desejo tudo de bom para o senhor.

Parabéns Mestre Aguinaldo! Muito obrigado por tudo.

Espero que a vida no futuro consiga te trazer a sensação que eu desejo que o senhor tenha em breve: o de ter valido a pena ter dado um voto de confiança a cada um de nós trinta!

Saúde e sucesso para continuar alimentando os sonhos de gente de Santa Cruz do Sul (onde eu moro hoje), da minha São Borja ou da nossa Carpina!

Felicidades!

Lucas Nobre, o 'Nobrezito' "