segunda-feira, 31 de maio de 2010

Aguinaldo Silva by Fernando Damazio

Em minha passagem peloRecife não poderia deixar de conhecer a cidade onde nasceu Aguinaldo Silva, a acolhedora e aprazível Carpina. Para se chegar a Carpina, basta pegar o Metrô em Recife, descer na estação Camaragibe e pegar o ônibus ali na rodovia. A viagem dura mais ou menos uma hora e meia.
Cheguei lá já no finalzinho da tarde, dei uma andada para conhecer o lugarejo, até que parei para conversar com uma senhora que vendia milho assado na rua e disse que gostaria de passar a noite na cidade, ao que ela me indicou a Pousada dos Viajantes.

Chegando à Pousada, o dono, um senhor que, quando soube que eu era do Rio entrou a falar mal do Sérgio Cabral com um fervor que me deixou até sem palavras, me serviu para jantar um prato de macaxeira com galinha, cuscuz e café. Como estava varado de fome, não me fiz de rogado. Depois saí para dar uns bordejos na rua e o povo da cidade estava em festa, com carro de som e tudo. A princípio achei que era pra comemorar minha chegada, mas depois descobri que era porque há UMA SEMANA ANTES o time deles, o Sport Club, havia ganhado.



No dia seguinte, acordei com o raiar do sol e, com a máquina fotográfica em mãos, dei um giro pela cidade, sob olhares curiosos do carpinenses que se perguntavam quem era aquele “forasteiro” a tirar foto de tudo.


Começa um novo dia em Carpina.

Alguém já provou?


A igreja de São Sebastião.



O Parque de Eventos, onde os carpinenses fazem a caminhada matinal, e eu ali com minha cara de quem tinha acabado de acordar.



Monumento “O Leão do Norte”.


A Igreja Matriz de São José, onde o menino Aguinaldo Ferreira da Silva foi batizado. Pedi para um rapazinho afetado tirar uma foto minha ali em frente e ele quase sofreu um aborto espontâneo quando soube que eu conhecia Aguinaldo Silva em pessoa e fiz o curso dele no Rio.





A antiga estação de trem da cidade de “Floresta dos Leões”, que mais tarde passaria a se chamar “Carpina”. Hoje ali funciona uma lan-house.


Foram poucas e inesquecíveis horas. A cidade é um encanto, possui um clima bastante tradicionalista, eu me sentia como se estivesse em Resplendor, Tubiacanga ou Greenville, com todos aqueles personagens saídos do imaginário aguinaldiano ali ao meu redor.


Sem falar na emoção de estar no lugar onde começou a história de Aguinaldo Silva, há 66 anos atrás, de onde ele saiu para se tornar este grande sucesso, esta “figura raríssima” a quem todos admiramos.
Feliz aniversário, menino de Carpina!