sexta-feira, 14 de maio de 2010

Aguinaldo Silva by Leina Quadros


Encontro Inusitado

Dentro do avião que fará o vôo Bahia-Rio.
Uma mulher sentada na poltrona 10A lendo uma revista. Outra mulher chega e pára no corredor, na altura da fileira 10, e fala para a mulher que está sentada:
- Pode ir saindo do meu lugar.
A mulher sentada não se mexe, continua lendo sua revista.
- Por acaso você é surda? Não me ouviu te mandar sair daí?
A mulher sentada se vira lentamente na direção da outra, baixa os óculos e pergunta:
- É comigo?
- E com quem mais havia de ser? Vai, vai, vai! Levante logo daí!
A mulher sentada gargalha. A outra continua, raivosa:
- Que sujeitinha... Você sabe com quem está falando?
- Não sei, não quero saber e tenho raiva de quem sabe. Mas a senhora está falando com Nazaré Tedesco, e eu não vou sair de lugar nenhum!
- Ah, mas vai. Of course que vai. Veja bem se Maria Altiva Pedreira Mendonça de Albuquerque vai viajar em uma poltrona que não seja na janela! Mais fácil esse avião não decolar!
- Então por que a madame não vai na primeira classe? Ou então na sua vassoura exclusiva? Estragou, foi?
- Afe, que criatura mais insolente! Escute aqui, sua
Nisso, chega a comissária de bordo:
- Senhoras, posso ajudar?
- Essa fulaninha não quer sair do meu lugar!
- O lugar é meu, essa mulher é louca!
- Senhoras, posso conferir os bilhetes, por favor?
- Ora essa! Tome!
- T’aqui, pega, pode ver.
- A senhora está sentada no local correto. A poltrona dela é a 10A, a sua é a 10B.
Nazaré debocha:
- Eu disse...
Altiva, indignada:
- Mas que absurdo, eu disse que queria uma poltrona na janela. Isso é um ultraje!
- Senhora, no momento não há o que fazer. Todos os lugares estão ocupados. Ou a senhora viaja na poltrona 10B, ou tenta trocar sua passagem para o próximo vôo.
Naza, rindo:
- Bem feito...
Altiva, irritadíssima:
- Eu tenho que ir agora! Mas isso não vai ficar assim, mocinha! Eu vou processar essa companhia! Me aguardem!
- Como quiser, senhora. Mas agora é melhor se sentar.
- Humpf!
Contrariada, Altiva se senta na poltrona ao lado de Nazaré, que provoca:
- Ai, ai, tão bom viajar olhando o céu...
- Escute aqui, sua criaturinha abusada, eu não vou ficar lhe aturando
- Ah, não? Vai fazer o que, então? Se jogar do avião? Se quiser, eu ajudo...
Altiva põe os óculos e vira para o outro lado. Nisso, uma mulher vestida de preto chega e senta-se ao lado dela, e coloca uma caixa sobre as pernas.
O avião decola. A mulher de preto retira uma Bíblia de dentro da bolsa e começa a ler em voz alta.
- Oh, my God! Será possível? Nós estamos em um avião, não numa igreja, a senhora percebeu?
- O Senhor disse: “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles”
- Que seja, converse o quanto quiser com ele desde que com a matraca fechada, porque eu não faço questão alguma de participar desse colóquio.
- Quanta heresia! Olhe que você ainda pode arder nas chamas do inferno!
- As duas podem parar com essa falação? Eu quero ler a minha revista!
Perpétua olha para a revista nas mãos de Nazaré.
- Devia ler o Livro Sagrado, isso sim, em vez dessas porcarias do demo! Indecência!
- E você devia fazer outra coisa, que pelo jeito você não faz, faz tempo!
- Pecadora!
- Com muito prazer, sua beata do pau oco! Também, eu sempre fui gostosa... Já você...
- Afe, uma mulher refinada como eu, no meio dessa gentalha... Só mesmo pelo Aguinaldo...
- Aguinaldo? Que Aguinaldo?
- Um homem de muita classe, uma sujeitinha da sua laia certamente não conhece.
- Pra sua informação, eu conheço um Aguinaldo sim, e, além de chique, ele é sexy, lindo e gostosão!
- Hum! Pois o Aguinaldo que eu conheço é melhor que qualquer outro. Tão bom quanto ele, só o meu falecido Major!
- Ô anta de luto, nenhum Aguinaldo é melhor que o famosíssimo autor Aguinaldo Silva!
- Oxente, mas Aguinaldo Silva é o meu Aguinaldo!
- Of course que não, Aguinaldo Silva é o meu Aguinaldo!
- Aguinaldo Silva é o meu, primeiro e único, que faz aniversário hoje!
- O meu também!
- O meu também!
- Não!
- Não!
- Não!
Nazaré, se achando:
- Ele vai gostar mais do meu presente, tá, suas mocreias? Um legítimo vinho do Porto de 1914!
- Isso é porque vocês não viram o meu presente: um legítimo quadro de Portinari!
Altiva sorri, vitoriosa.
Perpétua começa a rir.
- Isso é porque vocês não viram o meu presente...
E olha para a caixa branca em seu colo, com malícia...


Lya Quadros (Leina Quadros)